quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lilith e Eva

"Lilith foi recalcada para dar lugar a Eva. Eva representa portanto a mulher vista, educada, modelada pelo homem. Eva está incompleta, falta-lhe alguma coisa: trata-se do aspecto Lilith que ela por vezes toma quando se revolta; o aspecto que Eva tomou, quando comeu a maçã; o aspecto que tomará a Virgem Maria ao dar à luz um filho que se revoltará contra o pai e imporá uma nova lei, o Evangelho (a boa nova) do Filho (e da Mãe). Assim se processa a passagem do Judaísmo (Paternalismo) ao Cristianismo primitivo (Maternalista), que será imediatamente recuperado pelas autoridades Patriarcais e desviado dos seus verdadeiros objectivos.

Com efeito, Eva, a mulher, encontra-se alienada. Ela não possui por inteiro a sua personalidade. Ela não será mais que a forma castrada (de Jeová e de Adão) e não a imagem da parte feminina de Deus. Deste modo, a representação duma forma do desejo, duma metade da ex-potência divina absoluta é afastada, e torna-se tão silenciosa como a vagina duma rapariguinha. Eva é a mulher muda, a sombra da mulher, quase um fantasma. A mulher real é Lilith. E no mito celta, Blodeuwedd, nascida das flores – é este o sentido do seu nome –, não é senão uma sombra de mulher: é uma criação artificial do espírito macho de Gwyddyon, não passa dum reflexo castrado do homem.


Mas quando se revolta, ela abandona o seu aspecto Eva para assumir o de Lilith e deixa de estar alienada. Nascida das flores e ligada à terra no passado, torna-se agora ave nocturna, podendo assim aparecer a qualquer homem durante a noite, ou seja, enquanto o sono permite ao inconsciente que ela surja nos seus sonhos.


Na verdade, qualquer homem, insatisfeito no fundo de si próprio, e sem ousar admiti-lo, sonha com Lilith-Blodeuwedd, a única que poderia satisfazer o seu desejo de infinito, uma vez que a Eva que ele tem ao seu lado não é mais do que uma caricatura da feminilidade, embora tenha sido ele quem assim a quis."


La Femme Celte, Jena Markale, Petite Bibliothèque Payot

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Uma explicação do mito de LILITH, a primeira mulher a ser criada:


1. O GÊNESIS


Quem se debruça atentamente sobre o texto do Génesis para ler o mito hebraico da criação do Homem, há de perceber a presença de duas narrativas distintas.


No capítulo 1 do livro, IHWH cria, no "último dia da Criação", o primeiro casal de humanos: homem e mulher são criados juntos, num mesmo momento, da mesma maneira.


No capítulo 2, o homem é criado primeiro, enquanto a mulher só nasce posteriormente, a partir de uma costela do macho.


Alguns estudiosos judeus tentaram explicar a contradição sugerindo que o Génesis mostra ter havido duas criações: na primeira, IHWH criou os seres humanos em geral; na segunda, criou um homem especial, seu predileto, do qual derivou a "raça adâmica", ou seja, os hebreus.(1)


Mas os historiadores que pesquisam a chamada História Bíblica, preferem identificar nessa incongruência a presença de duas fontes diferentes, que se teriam amalgamado no Livro do Génesis.


Essa é uma explicação razoável e muito se poderá dizer em seu favor.


Mas há outra possibilidade, não menos aceitável, que dispensa o apelo a uma "segunda fonte".


Ler mais em:


http://astartelilly.blogspot.com/2008/12/lilith-e-bblia-gnesis.html


2 comentários:

Luíza Frazão disse...

Comentário da Ana Cachão, via SMS:

"UAU! Maria! Grande achado! Uma jóia, uma preciosidade esse livro da Mulher Celta."

Assim é. Trata-se dum achado, uma bomba que para o sistema patriarcal, até por se tratar da visão dum homem. Zelosamente, os editores portugueses, normalmente homens, ainda não repararam que nós mulheres estamos ávidas por conhecer os meandros da nossa história e da desta "mão" que nos cerra a garganta, nos tolhe de medo, nos embacia e adoece...

Anônimo disse...

olha não é de hoje que se fala sobre isso, de fato lilith foi a primeira mulher de adão só que expulsa do paraíso,por motivos que prefiro não comentar aqui,dai ela volta como a serpente para atentar eva, e depois se junta com cain, para dar origem a uma linhagem muito polêmica, mas se quiserem saber procurem.