domingo, 21 de junho de 2009

Vantagens das Mulheres

“As mulheres não estão muito presentes na política? Facto. A histeria politicamente correcta fala em discriminações (negativas) e clama por discriminações (positivas), como se o problema fosse esse. Ridículo. As mulheres não participam na vida pública porque são incomparavelmente mais inteligentes do que os homens. Falo por experiência própria: os meus alunos de Ciência Política repartem-se equitativamente entre machos e fêmeas. Mas elas levam claríssima vantagem em tudo: estudo, leitura, erudição, graça e perversidade. O mundo será delas; a autarquia da terra, quando muito, será deles. Coitados. Será preciso dizer mais?”

João Pereira Coutinho, professor universitário e colunista, In “O que sei sobre as mulheres”, Ana Sousa Dias, Pública de 17 de Maio 2009

Quanto a mim, subscrevo a apreciação do entrevistado sobre as suas alunas, por comparação com os alunos. Não estou é tão de acordo sobre o “histeria do politicamente correcto” no que respeita à lei da paridade… Concordo sim com Riane Eisler, quando diz que as mulheres devem deixar de estar tão centradas na zona do privado e interessar-se mais pelas questões públicas. Mais inteligente seria, parece-me, interessarem-se pelas questões públicas impondo aí a sua visão feminina…

Imagem: Alice Buis

Nenhum comentário: