quarta-feira, 30 de julho de 2008

Escrevendo...

Embora oficialmente só comece a 1 de Agosto, depois de amanhã, já posso dizer que estou... em férias! Finalmente.
Estes últimos dias têm sido de actividade intensa (frenética, seria mais justo...) e não tenho tido tempo para produzir nada para o meu blogue. Aliás, o meu tempo para bloguear é a partir de agora repartido por mais dois espaços, um já em construção e outro apenas em projecto. Ambos estão relacionados com a escrita criativa e com a minha actividade de prof.

Hoje pedi a um dos meus alunos (o autor de aluzeofogo) que escrevesse sobre a experiência de quase um ano - no caso dele que já chegou tarde - de frequência da Oficina de Escrita Criativa, e o que escreveu foi:

A Oficina de Escrita Criativa é um espaço sem fronteiras, sem limites; é um lugar onde eu consegui juntar e unir vários horizontes que se tinham dispersado no meu interior.
Eu amo as palavras escritas. Elas são para mim como as cores, as pinceladas que um pintor oferece ao Mundo numa tela, num quadro. Estão presentes em tudo o que me rodeia, porque no princípio era o Verbo, a palavra, e através dela podemos construir tudo o que desejamos. A Oficina de E.C. deu-me a oportunidade de criar, de conhecer o sabor das palavras, o cheiro, a cor, a luz e o brilho que uma só frase tem. Aprendi nesse lugar, quase mágico, quase irreal, que a escrita é como um rio que não pára, que não transborda, que não inunda - é água que traz sede...
Descobri que podia escapar, fugir pela janela, agarrado a um livro, pendurado numa página qualquer. Não estava preso, não era um preso...

Embora as coisas por aqui, por esta minha profissão, comecem mesmo a aquecer e a tirar-nos do sério, testemunhos assim recentram-nos no que verdadeiramente interessa: o aluno! E o seu processo...

Imagem: Google

7 comentários:

Nana Odara disse...

Hahahahaha...
Eu tbm estou de férias...
mentalmente...
hahahahaha...
Vamos a isto...rs...
O mundo "acontece" aqui dentro...
Seyze the day
Goze muitíssimo bem as suas férias...

Luíza Frazão disse...

Bom pra si...
Obrigada, Nana. É o que tenciono fazer, aproveitar bem as minhas férias.

Beijo

Luíza

Anônimo disse...

Bom fim de semana...ou boa viagem.

lindo gato...Não é seu? se não é, é pena, porque é adorável...ou sou eu que adoro gatos.

Abraço

rosa leonor

Luíza Frazão disse...

Obrigada, para si também. Não, não é a minha gatinha, a Bia, que é meio siamesa, castanha de olhos azuis. Um dia destes já posto uma foto dela.

Abraço

Luíza

Adelia Ester disse...

Que bela e poética descrição da "Oficina Criativa"! Mundo mágico no qual uma vez penetrado e intensamente sentido, aguça cada vez mais a ânsia de nele e através dele poder criar. Beijos, Luíza.

Adelia Ester disse...

Luiza, quase ia me esquecendo de comentar sobre a imagem deste post. Este gato está naturalmente muito simpático. Aquela simpatia do felino, em ser arteiro e ao mesmo tempo suave, dengoso e carinhoso. Observá-los, faz-nos aprender muito sobre nosso desempenho na vida. Adorei! Beijos.

Luíza Frazão disse...

O gato é mesmo um animal inspirador...
Obrigada pelos comentários!

Beijos

Luíza