terça-feira, 27 de maio de 2008

Activando Kali/Sekhmet


Yoani Sánchez retida Cuba
2008-05-08 15:26:55

A filóloga Yoani Sánchez, de 32 anos, é autora do popular blog Generación Y (http://desdecuba.com/generaciony/) e foi galardoada com o Prémio Ortega y Gasset na categoria Jornalismo Digital, mas o governo cubano impediu-a de sair do país para o receber pessoalmente.

Com os seus posts, Yoani transformou o Generación Y no blog mais conhecido de Cuba, dentro e fora do seu país, tendo atraído em Fevereiro mais de um milhão de visitantes. O blog, de espírito enérgico e rebelde, é visto como um grito de resistência e de mudanças.

Possui “informação vivaz e directa”, como definiu o júri do famoso prémio espanhol, e fala de temas como o mercado negro, a burocracia, a desesperança e, claro, a política.

Yoani Sánchez foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Segundo a autora, os problemas que teve de enfrentar na tentativa de ir a Madrid receber o prémio são reveladores da verdadeira postura do novo governo cubano.

“É o rasgo da realidade mais reveladora de tudo o que tenho escrito”, sublinhou para o jornal El País. Refira-se que pelo menos na altura em que esta notíca foi escrita o Generación Y estava fora do ar.

http://news.maxima.xl.pt/?s=11&n=19171&nivel=3

(Descoberta graças ao blogue maraoluar)

Nenhum comentário: