sábado, 1 de setembro de 2007

CÍRCULOS DE MULHERES

"Grupos conduzidos por e para mulheres são o nosso refúgio psíquico; o nosso local para descobrirmos quem somos ou aquilo em que poderemos tornar-nos como seres integrais e independentes. Em algum momento nas nossas vidas, cada uma de nós precisa de um território livre, um pequeno território psíquico. Você tem um?"
Glória Steinem (citada por Jean Shinoda Bolen)


Guia para Círculos de Mulheres:

  • O MILIONÉSIMO CÍRCULO, das editoras Taygeta e Triom, Brasil, distribuído em Portugal pela Dinalivro

O Milionésimo Círculo propõe nada menos que a possibilidade visionária de que círculos de mulheres podem acelerar a mudança da humanidade para uma era pós-patriarcal. Com directrizes sobre como e com quem formar um círculo ou como antecipar e resolver conflitos em potencial, Jean Shinoda Bolen fornece ferramentas e inspiração para mulheres que querem criar novos círculos ou aprofundar e transformar círculos já existentes em veículos de mudança social, cultural e psicoespiritual.”
(Texto de apresentação do livro)

Diz May East no prefácio:

“Círculos são para nós, mulheres, que ao abrirmos um espaço na cultura ocidental de orientação masculina nos distanciámos do nosso saber feminino e nos moldámos na forma firme, rígida, pró-activa, linear, racional e competitiva do mundo masculino. Nos círculos integramos a força assertiva do yang com o coração compassivo do Yin no vale das possibilidades femininas. Renovamos o nosso espírito e celebramos o poder da mulher que, enraizada nos seus mistérios, sana sem mais demora as feridas da Terra, promove a igualdade entre os povos e a paz através da cultura.”

"... nos círculos onde nos vemos a nós mesmas, ouvimo-nos como a um milagre, e eu retomo uma canção que já foi minha..."
Janice Mirikitani, Where Bodies are Buried (citada por Jean Shinoda Bolen)

Jean Shinoda Bolen, M.D., é analista junguiana, autora de livros maravilhosos, entre os quais destaco um em particular, TRAVESSIA PARA AVALON.