sábado, 22 de setembro de 2007

FABULOSAS MULHERES SÁBIAS

Mais uma das Sábias e Fortes Mulheres de Idade Avançada retratadas pela pintora holandesa já falecida Diana Vandenberg. Trata-se de Elisabeth Kübler-Ross, médica, pioneira, no ocidente, dos estudos sobre o processo da morte e inspiradora dos cuidados paliativos (penso estar correcta a informação...). O seu livro mais famoso é Sobre a Morte e o Morrer.

Vale a pena visitar esta galeria de retratos, que glorificam o esplendor e a beleza da mulher, quebrando barreiras de critérios estéticos ultrajantes para qualquer ser humano.
Ver estes retratos valeu hoje para mim mais do que mil discursos sobre o tema do "termo de validade" de uma mulher em matéria de atracção física (o que é isso, exactamente?) em comparação com um homem...
Não se nota nestes rostos a intervenção de qualquer bisturi. O que se nota é a sua verdade, a sua inteireza, a sua Luz. Com quem ousar contrapor que estes não são seres belíssimos, não vale mesmo a pena gastar o nosso latim ...

(Este é um post dedicado especialmente a Rosa Leonor, a todas as fabulosas mulheres sábias e mais àquelas, como eu, que as têm como modelos...)

Um comentário:

Marcelo Guerra disse...

Elizabeth Kübbler-Ross é um exemplo de médico que modificou a forma de encarar os pacientes, enxergando-os como pessoas.